Programa de Formação de Especialidade em Psicoterapia
1º ANO | |||
Unidades | Seminários | TópicosProgramáticos | Horasdos Módulos |
A Pessoado Psicoterapeuta(24 h) | Desenvolvimento Pessoaldo Psicoterapeuta | · Construção do self profissional;· Identidade pessoal e profissional;· Desenvolvimento de competências profissionais. | 6h |
Éticae Deontologia | · Definição de ética e de deontologia;· Códigos e regulamentosético- deontológicos;· Interface entre. | 9h | |
Competênciasde Intervenção | · Desenvolvimento de competênciasbásicas na intervenção psicoterapêutica;· Discussão de dificuldades específicas e, alternativas deintervenção com casos clínicosem psicoterapia. | 9h | |
FundamentosTeóricos I(12 h) | TeoriasPsicanaliticas | · Conceitos básicos na teoriafreudiana: inconsciente, pulsão, resistência, transferência, defesa…· A constituição do Sujeito:de Freud a Lacan. | 6h |
Desenvolvimento humanona perspectivapsicodinâmica | · Investigação e conceptualizaçãodo vínculo: Principais perspectivas;· O desenvolvimento humanonos modelos de M. Mahler,Bowlby e Spitz. | 6h | |
Psicoterapias Psicodinâmicase Técnica Terapêutica I(60 h) | Psicoterapiavs Psicanálise | · Perspectiva histórica;· Psicoterapia vs Psicanálise: Posições controversas, diversascorrentes e implicações na técnica;· Modos de intervençãoem Psicoterapia Dinâmica;· Psicoterapia expressivae psicoterapia de apoio;· Análise da relaçãoPaciente/Terapeuta. | 12h |
Abordagem Psicodinâmicado Pedido de Ajuda | · O pedido de ajuda e suareformulação;· Compreensão do sintomana história de vida do sujeitoe do seu funcionamento interno;· Conflito e angústia. | 6h | |
Psicoterapiade Crianças | · A criança e os seus contextos - uma perspetiva de desenvolvimento(M. Klein e outros);· O adoecer na infância;· Estratégias de intervençãocom crianças;· Observação clínica;· Especificidades da psicoterapiacom crianças: da teoria à prática;· Especificidades do trabalhoterapêutico com crianças:da teoria à prática. | 12h | |
Psicoterapiade Adolescentes | · O Adolescer: enquadramentoteórico das tarefas desenvolvimentais;· Autonomia vs dependênciae implicações na relaçãopsicoterapêutica;· Psicopatologia e Diagnósticona adolescência;· Especificidades na psicoterapiacom adolescentes. | 9h | |
SemináriosClínicos | · Participação em semináriosclínicos de anos posteriores | 6h | |
Introdução à RelaçãoTerapêutica | · A origem relacionalda vida psíquica;· A relação terapêutica;· Empatia, escutae compreensão do sujeito. | 6h | |
Técnicas e RelaçãoTerapêutica | · Sessão terapêutica; a escutae a escolha do focoda intervenção.· A relação terapêutica, settinge processo terapêutico. | 6h | |
A Relação Terapêutica:as relações duais ou múltiplas | · As relações duais ou múltiplas: conceptualizações;· Código deontológico;· As relações duais voluntáriase as inevitáveis;· Vantagens e riscos;· Limites terapêuticos: ruturase desvios/abusos. | 3h | |
GrupoIntervisão(12h) | Intervisão | · Fomentar a coesão do grupo;· Abordar temas e dilemas éticos,partilhar artigos;· Discutir casos ou situações clinicasde diferentes experiênciasou settings profissionais; | 12h |
108h |
2º ANO | |||
Unidades | Seminários | TópicosProgramáticos | Horasdos Módulos |
Fundamentos Teóricos II(60 h) | Relações de objeto | · Relações objectais e modelospsicanalíticos;· Implicações na psicopatologiae na prática psicoterapêutica. | 12h |
Simbolismo | · Estudo da dimensão simbólica enquantoorganizadora das representações mentaisinconscientes;· A interpretação simbólica do sonho em Freud;· O real, o imaginárioe o simbólico em Lacan e em outros autores. | 12h | |
Experiência e TransformaçãoPsíquica | · Experiência e transformação psíquica a partirdo pensamento de: Winnicott, Bíon e Ogden;· Contributos dos pontos de vista fenomenológicoe intersubjetivo, colocando o foco no 12 bebé; · Suas implicações e relações com a Prática Clínica. | 12h | |
Mecanismos de Defesae Técnica Psicoterapêutica | · Conceito de personalidade/Selfe a sua configuração sistémica;· Mecanismos de defesa;· Diversas formas de resistênciae seu manejo psicoterapêutico. | 12h | |
Identificação e Identidade | · Identidade real, imaginária, simbólica e sintomática;· Diferentes processos de identificação ligadosao complexo de Édipo (nome, sexual, social, moral…) | 12h | |
Psicopatologia(36 h) | Organizações de Personalidade | · As organizações da personalidade;· Organização e estrutura da personalidade;· As perspectivas de desenvolvimento;· A perspectiva relacional. | 6h |
Diagnóstico diferencial | · Conceito de diagnóstico na perspetivada intervenção psicológica;· Doenças neurológicas com expressão psicológica;· Diagnóstico diferencial nas organizaçõesborderline;· Apresentação de casos clínicos com dificuldadesno diagnóstico diferencial. | 18h | |
Depressão, Narcisismoe Agressividade | · Depressão, desenvolvimento e psicopatologia;· Narcisismo e autoestima;· Narcisismo dependente e autárcico;· "Objectalidade" versus narcisismo;· Organização da personalidade e estruturaçãoda agressividade. | 12h | |
Psicoterapia e ConsultaTerapêutica(12 h) | Seminários Clínicos | · Apresentação pelos Formandos de casos clínicoscom reflexão teórico prática. | 6h |
Consulta Terapêutica | · Breve origem histórica do conceito; · A Técnica: objetivos e estratégia; · Consultas terapêuticas e psicoterapias:delimitações; · Ambiente relacional e o papel da transferência; · Indicações e contraindicações; · A formação do Terapeuta. | 6h | |
Grupo Intervisão(12 h) | Intervisão | · Fomentar a coesão do grupo· Abordar temas e dilemas éticos, partilhar artigos;· Discutir casos ou situações clinicas de diferentesexperiências ou settings profissionais; | 12h |
120h |
3º ANO | |||
Unidades | Seminários | TópicosProgramáticos | Horasdos Módulos |
Psicoterapias Psicodinâmicase Técnica Terapêutica II(24 h) | Psicoterapia de Longa Duração | · Semelhanças e diferenças: das psicoterapiasde apoio, às psicoterapias de inspiração psicanalíticaindividuais e de grupo;· Emprego destes conceitos na Prática Clínicaem psicoterapias de longa duração;· Apresentação de casos clínicos pelo orientadore discussão com os Formandos. | 9h |
Técnicas Focais de Intervenção | · Abordagem teórico-clínica entre Psicanálise,Psicoterapia de Longa Duração e Psicoterapia Brevede inspiração analítica;· Aplicação destes conceitos à Prática Clínicaem Psicoterapia Breve de orientação analítica;· Discussão de material clínico apresentado pelosFormandos, enfatizando os fundamentosque promovem a sua indicação parauma Psicoterapia Breve de orientação psicanalítica. | 6h | |
Resistência, Transferênciae Interpretação | · Tópicas freudianas e conflitos inter-sistémicos;· Definições e aprofundamentos dos conceitosde transferência, contratransferência, interpretaçãoe resistência;· Manejo terapêutico | 9h | |
Desenvolvimentos Atuais(24 h) | Neurociências e Psicanálise | · Campos de confluência das neurociênciase psicanálise;· Relação mente - corpo: as doenças psicossomáticas;· Abordagem psicanalítica do adoecer psicossomático . | 12h |
Psicopatologia e Pós-modernidade | · Ciência e psicanálise na pós-modernidade;· Apresentação do conceito de "O novo sujeito"e da nova economia psíquica que lhe está subjacente;· Caracterização das novas formas de sofrimentopsíquico associadas às problemáticas da violência,dependência, depressão, vazio, divisãoe fragmentação. | 6h | |
Conceptualização e Validação | · Modelos de Investigação de resultadose de processo em psicoterapia psicanalítica; · Questões metodológicas ligadas à dificuldadede apreensão da complexidade da situaçãopsicoterapêutica; · Controvérsias sobre a natureza da investigaçãono campo analítico. | 6h | |
Seminários Clínicos e de ReflexãoEpistemológica(48 h) | Reflexão Epistemológica | · Pesquisa bibliográfica sobre o tema;· Partilha da pesquisa efetuada com os outrosmembros do grupo e leitura dos textos obtidos;· Discussão dos temas pesquisados e das leiturasefetuadas no contexto das sessões de formação. | 9h |
Clínicos | · Apresentação de casos clínicos pelos formandoscom discussão dos mesmos pelo formador, abordandoaspetos teóricos associados à compreensão do casoe à técnica psicoterapêutica | 39h | |
Temáticos | · Apresentação de casos clínicos pelos formandoscom discussão dos mesmos pelo formador, abordandoaspetos teóricos associados à compreensão do casoe à técnica psicoterapêutica. Diferem dos anteriorespor haver um tema da psicopatologia associado | ||
Grupo Intervisão(12 h) | Intervisão | · Abordar temas e dilemas éticos, partilhar artigos;· Discutir casos ou situações clínicas de diferentes experiênciasou settings profissionais; | 12h |
108h |
4º ANO | |||
Unidades | Seminários | TópicosProgramáticos | Horasdos Módulos |
Investigação em Psicoterapia(18 h) | Apresentação das propostasde Investigação | · Investigação em Psicoterapia Psicodinâmica:a posição do clínico enquanto investigador;· Metodologias de Investigação em psicoterapiapsicodinâmica: da pergunta de partidaà concretização do trabalho de investigação; | 18h |
Monitorização da Execuçãodos Projetos | · Sensibilização à escrita científica; | ||
Monitorização da Execuçãodos Projetos com os Orientadores | NOTA:· Esta unidade formativa visa a sensibilizaçãoao pensamento e trabalho científico em psicoterapiapsicodinâmica. Tem como objetivo o desenvolvimentode competências de investigação, aprofundandoe treinando o espírito investigativo e metodologiaspossíveis. | ||
Sensibilização à Escrita Científica | · Implica a realização de um trabalho de investigação, orientado por um membro especialista. O trabalhopode ser de investigação teórica (revisão da literaturaacerca de um tema) ou empírica, mas deve,em qualquer caso, utilizar metodologia científicae seguir, na escrita, a estrutura científica,com utilização das regras da APA, 6.a edição. Deveestar construído em formato de artigo ou relatóriode investigação que possa ser transformado em artigopassível de ser publicado, caso venha a ser propostopelos elementos da comissão de avaliação. | ||
Estrutura e Construçãode Artigos Científicos | · Deve ser realizado em grupo e só em casosexcecionais são aceites trabalhos individuais. | ||
Apoio ao Memorial(12 h) | Apoio ao Memorial: Hipótesespara um Trabalho em Construção | · Organização estrutural de uma memória clínica; · Estudo e escrita de casos clínicos; · Questões da articulação entre a teoria e a clínicana apresentação de casos clínicos. NOTA: · O objetivo desta Unidade é potenciar o processode elaboração do Memorial Final de acesso às provaspara Especialista em Psicoterapia, trabalhando comos formandos temas relacionados com a organizaçãoestrutural de um trabalho desta natureza, o estudoe a escrita de casos clínicos, bem como a articulaçãoentre a teoria e a clínica. · Para os formandos inscritos na Formação da SPPC,desde 2011, o pagamento da propina de 4.º ano incluiesta Unidade; os formandos inscritos antes de 2011,terão de pagar 25 euros por esta Unidade. | 12h |
30h |