Programa de Formação de Especialidade em Psicoterapia

1º ANO
Unidades Seminários Tópicos
Programáticos
Horas
dos Módulos
A Pessoa
do Psicoterapeuta
(24 h)
Desenvolvimento Pessoal
do Psicoterapeuta
· Construção do self profissional;

· Identidade pessoal e profissional;

· Desenvolvimento de competências
profissionais.
6h
Ética
e Deontologia
· Definição de ética e de deontologia;

· Códigos e regulamentos
ético- deontológicos;

· Interface entre.
9h
Competências
de Intervenção
· Desenvolvimento de competências
básicas na intervenção
psicoterapêutica;

· Discussão de dificuldades
específicas e, alternativas de
intervenção com casos clínicos
em psicoterapia.
9h
Fundamentos
Teóricos I
(12 h)
Teorias
Psicanaliticas
· Conceitos básicos na teoria
freudiana: inconsciente, pulsão,
resistência, transferência, defesa…

· A constituição do Sujeito:
de Freud a Lacan.
6h
Desenvolvimento humano
na perspectiva
psicodinâmica
· Investigação e conceptualização
do vínculo: Principais perspectivas;

· O desenvolvimento humano
nos modelos de M. Mahler,
Bowlby e Spitz.
6h
Psicoterapias Psicodinâmicas
e Técnica Terapêutica I
(60 h)
Psicoterapia
vs Psicanálise
· Perspectiva histórica;

· Psicoterapia vs Psicanálise:
Posições controversas, diversas
correntes e implicações na técnica;

· Modos de intervenção
em Psicoterapia Dinâmica;

· Psicoterapia expressiva
e psicoterapia de apoio;

· Análise da relação
Paciente/Terapeuta.
12h
Abordagem Psicodinâmica
do Pedido de Ajuda
· O pedido de ajuda e sua
reformulação;

· Compreensão do sintoma
na história de vida do sujeito
e do seu funcionamento interno;

· Conflito e angústia.
6h
Psicoterapia
de Crianças
· A criança e os seus contextos -
uma perspetiva de desenvolvimento
(M. Klein e outros);

· O adoecer na infância;

· Estratégias de intervenção
com crianças;

· Observação clínica;

· Especificidades da psicoterapia
com crianças: da teoria à prática;

· Especificidades do trabalho
terapêutico com crianças:
da teoria à prática.
12h
Psicoterapia
de Adolescentes
· O Adolescer: enquadramento
teórico das tarefas
desenvolvimentais;

· Autonomia vs dependência
e implicações na relação
psicoterapêutica;

· Psicopatologia e Diagnóstico
na adolescência;

· Especificidades na psicoterapia
com adolescentes.
9h
Seminários
Clínicos
· Participação em seminários
clínicos de anos posteriores
6h
Introdução à Relação
Terapêutica
· A origem relacional
da vida psíquica;

· A relação terapêutica;

· Empatia, escuta
e compreensão do sujeito.
6h
Técnicas e Relação
Terapêutica
· Sessão terapêutica; a escuta
e a escolha do foco
da intervenção.

· A relação terapêutica, setting
e processo terapêutico.
6h
A Relação Terapêutica:
as relações duais ou múltiplas
· As relações duais ou múltiplas:
conceptualizações;

· Código deontológico;

· As relações duais voluntárias
e as inevitáveis;

· Vantagens e riscos;

· Limites terapêuticos: ruturas
e desvios/abusos.
3h
Grupo
Intervisão
(12h)
Intervisão · Fomentar a coesão do grupo;

· Abordar temas e dilemas éticos,
partilhar artigos;

· Discutir casos ou situações clinicas
de diferentes experiências
ou settings profissionais;
12h
108h

2º ANO
Unidades Seminários Tópicos
Programáticos
Horas
dos Módulos
Fundamentos Teóricos II
(60 h)
Relações de objeto · Relações objectais e modelos
psicanalíticos;

· Implicações na psicopatologia
e na prática psicoterapêutica.
12h
Simbolismo · Estudo da dimensão simbólica enquanto
organizadora das representações mentais
inconscientes;

· A interpretação simbólica do sonho em Freud;

· O real, o imaginário
e o simbólico em Lacan e em outros autores.
12h
Experiência e Transformação
Psíquica
· Experiência e transformação psíquica a partir
do pensamento de: Winnicott, Bíon e Ogden;

· Contributos dos pontos de vista fenomenológico
e intersubjetivo, colocando o foco no 12 bebé;

· Suas implicações e relações com a Prática Clínica.
12h
Mecanismos de Defesa
e Técnica Psicoterapêutica
· Conceito de personalidade/Self
e a sua configuração sistémica;

· Mecanismos de defesa;

· Diversas formas de resistência
e seu manejo psicoterapêutico.
12h
Identificação e Identidade · Identidade real, imaginária, simbólica e sintomática;

· Diferentes processos de identificação ligados
ao complexo de Édipo (nome, sexual, social, moral…)
12h
Psicopatologia
(36 h)
Organizações de Personalidade · As organizações da personalidade;

· Organização e estrutura da personalidade;

· As perspectivas de desenvolvimento;

· A perspectiva relacional.
6h
Diagnóstico diferencial · Conceito de diagnóstico na perspetiva
da intervenção psicológica;

· Doenças neurológicas com expressão psicológica;

· Diagnóstico diferencial nas organizações
borderline;

· Apresentação de casos clínicos com dificuldades
no diagnóstico diferencial.
18h
Depressão, Narcisismo
e Agressividade
· Depressão, desenvolvimento e psicopatologia;

· Narcisismo e autoestima;

· Narcisismo dependente e autárcico;

· "Objectalidade" versus narcisismo;

· Organização da personalidade e estruturação
da agressividade.
12h
Psicoterapia e Consulta
Terapêutica
(12 h)
Seminários Clínicos · Apresentação pelos Formandos de casos clínicos
com reflexão teórico prática.
6h
Consulta Terapêutica · Breve origem histórica do conceito;

· A Técnica: objetivos e estratégia;

· Consultas terapêuticas e psicoterapias:
delimitações;

· Ambiente relacional e o papel da transferência;

· Indicações e contraindicações;

· A formação do Terapeuta.
6h
Grupo Intervisão
(12 h)
Intervisão · Fomentar a coesão do grupo

· Abordar temas e dilemas éticos, partilhar artigos;

· Discutir casos ou situações clinicas de diferentes
experiências ou settings profissionais;
12h
120h

3º ANO
Unidades Seminários Tópicos
Programáticos
Horas
dos Módulos
Psicoterapias Psicodinâmicas
e Técnica Terapêutica II
(24 h)
Psicoterapia de Longa Duração · Semelhanças e diferenças: das psicoterapias
de apoio, às psicoterapias de inspiração psicanalítica
individuais e de grupo;

· Emprego destes conceitos na Prática Clínica
em psicoterapias de longa duração;

· Apresentação de casos clínicos pelo orientador
e discussão com os Formandos.
9h
Técnicas Focais de Intervenção · Abordagem teórico-clínica entre Psicanálise,
Psicoterapia de Longa Duração e Psicoterapia Breve
de inspiração analítica;

· Aplicação destes conceitos à Prática Clínica
em Psicoterapia Breve de orientação analítica;

· Discussão de material clínico apresentado pelos
Formandos, enfatizando os fundamentos
que promovem a sua indicação para
uma Psicoterapia Breve de orientação psicanalítica.
6h
Resistência, Transferência
e Interpretação
· Tópicas freudianas e conflitos inter-sistémicos;

· Definições e aprofundamentos dos conceitos
de transferência, contratransferência, interpretação
e resistência;

· Manejo terapêutico
9h
Desenvolvimentos Atuais
(24 h)
Neurociências e Psicanálise · Campos de confluência das neurociências
e psicanálise;

· Relação mente - corpo: as doenças psicossomáticas;

· Abordagem psicanalítica do adoecer psicossomático .
12h
Psicopatologia e Pós-modernidade · Ciência e psicanálise na pós-modernidade;

· Apresentação do conceito de "O novo sujeito"
e da nova economia psíquica que lhe está subjacente;

· Caracterização das novas formas de sofrimento
psíquico associadas às problemáticas da violência,
dependência, depressão, vazio, divisão
e fragmentação.
6h
Conceptualização e Validação · Modelos de Investigação de resultados
e de processo em psicoterapia psicanalítica;

· Questões metodológicas ligadas à dificuldade
de apreensão da complexidade da situação
psicoterapêutica;

· Controvérsias sobre a natureza da investigação
no campo analítico.
6h
Seminários Clínicos e de Reflexão
Epistemológica
(48 h)
Reflexão Epistemológica · Pesquisa bibliográfica sobre o tema;

· Partilha da pesquisa efetuada com os outros
membros do grupo e leitura dos textos obtidos;

· Discussão dos temas pesquisados e das leituras
efetuadas no contexto das sessões de formação.
9h
Clínicos · Apresentação de casos clínicos pelos formandos
com discussão dos mesmos pelo formador, abordando
aspetos teóricos associados à compreensão do caso
e à técnica psicoterapêutica
39h
Temáticos · Apresentação de casos clínicos pelos formandos
com discussão dos mesmos pelo formador, abordando
aspetos teóricos associados à compreensão do caso
e à técnica psicoterapêutica. Diferem dos anteriores
por haver um tema da psicopatologia associado
Grupo Intervisão
(12 h)
Intervisão · Abordar temas e dilemas éticos, partilhar artigos;

· Discutir casos ou situações clínicas de diferentes experiências
ou settings profissionais;
12h
108h

4º ANO
Unidades Seminários Tópicos
Programáticos
Horas
dos Módulos
Investigação em Psicoterapia
(18 h)
Apresentação das propostas
de Investigação
· Investigação em Psicoterapia Psicodinâmica:
a posição do clínico enquanto investigador;

· Metodologias de Investigação em psicoterapia
psicodinâmica: da pergunta de partida
à concretização do trabalho de investigação;
18h
Monitorização da Execução
dos Projetos
· Sensibilização à escrita científica;
Monitorização da Execução
dos Projetos com os Orientadores
NOTA:

· Esta unidade formativa visa a sensibilização
ao pensamento e trabalho científico em psicoterapia
psicodinâmica. Tem como objetivo o desenvolvimento
de competências de investigação, aprofundando
e treinando o espírito investigativo e metodologias
possíveis.
Sensibilização à Escrita Científica · Implica a realização de um trabalho de investigação,
orientado por um membro especialista. O trabalho
pode ser de investigação teórica (revisão da literatura
acerca de um tema) ou empírica, mas deve,
em qualquer caso, utilizar metodologia científica
e seguir, na escrita, a estrutura científica,
com utilização das regras da APA, 6.a edição. Deve
estar construído em formato de artigo ou relatório
de investigação que possa ser transformado em artigo
passível de ser publicado, caso venha a ser proposto
pelos elementos da comissão de avaliação.
Estrutura e Construção
de Artigos Científicos
· Deve ser realizado em grupo e só em casos
excecionais são aceites trabalhos individuais.
Apoio ao Memorial
(12 h)
Apoio ao Memorial: Hipóteses
para um Trabalho em Construção
· Organização estrutural de uma memória clínica;

· Estudo e escrita de casos clínicos;

· Questões da articulação entre a teoria e a clínica
na apresentação de casos clínicos.


NOTA:
· O objetivo desta Unidade é potenciar o processo
de elaboração do Memorial Final de acesso às provas
para Especialista em Psicoterapia, trabalhando com
os formandos temas relacionados com a organização
estrutural de um trabalho desta natureza, o estudo
e a escrita de casos clínicos, bem como a articulação
entre a teoria e a clínica.

· Para os formandos inscritos na Formação da SPPC,
desde 2011, o pagamento da propina de 4.º ano inclui
esta Unidade; os formandos inscritos antes de 2011,
terão de pagar 25 euros por esta Unidade.
12h
30h